domingo, 15 de julho de 2012

Em "Araguaia", da Globo, Bruna Marquezine deixa para trás o ar infantil


Bruna Marquezine já se acostumou com a surpresa com que as pessoas a abordam. Aos 15 anos e 1,73 metro de altura, a atriz quase não lembra a sofrida Salete de "Mulheres Apaixonadas", papel que marcou a sua estreia em novelas. No ar como a órfã Terezinha de "Araguaia", o jeito infantil ficou no passado. Até porque, do último trabalho para cá - em 2008, Bruna interpretou a lutadora Flor de Lys de "Negócio da China" -, ela cresceu e passou por grandes mudanças no corpo. "Nesse um ano e meio fora do ar cresci cinco centímetros. Às vezes, as pessoas se espantam, dizem ´você é a Salete? Não acredito!´", conta, com um ar de adulta.
O desenvolvimento rápido, inclusive, gerou alguns imprevistos no trabalho. Quando fazia a curiosa Maria Augusta em "Desejo Proibido", por exemplo, Bruna interpretava a caçula de um trio de irmãs composto pela meiga Guilhermina e a ousada Tereza, vividas por Camila Rodrigues e Fernanda Paes Leme. "Éramos uma escadinha. No final, eu era a maior. Fui crescendo e o salto da Fernanda também", lembra, entre risos. Já na trama de Walther Negrão, o ar adulto não é problema. Até porque, na história, Bruna dá vida a uma menina que mora no orfanato da cidade. Mais velha das crianças, ela é tida como referência materna dos irmãos postiços, que também foram abandonados pelos pais. "Ela é meio mãe e ao mesmo tempo amiga. É quem bota ordem no orfanato e ajuda o padre Emílio a cuidar das crianças", define.

Em seu oitavo trabalho na tevê, entre novelas e minisséries, interpretar uma órfã não é novidade na carreira de Bruna. A Terezinha, no entanto, não segue a linha dramática presente em trabalhos anteriores, como a deficiente visual Flor de "América". "Ela não carrega esse peso de ser órfã. É uma personagem leve, bem-humorada", ressalta. Para dar vida a Terezinha, Bruna teve aulas de expressão corporal. Isso porque, criada no Rio de Janeiro, a atriz teve de abandonar os traços urbanos para assumir o ar ingênuo e interiorano da personagem. "Ela tem um jeito mais simples. Até o modo de falar é diferente. É bem puro", explica.
Além disso, o figurino também contribuiu para que ela encontrasse os trejeitos de Terezinha. De vestidinhos de algodão, Bruna muitas vezes grava descalça, o que intensifica o contato próximo da personagem com a natureza. "Eu também sou apaixonada pela natureza, mas não como a Terezinha", compara a jovem, que ainda teve aulas de forró. "Sempre gostei de dançar, mas nunca tinha feito dança de salão. Achei bonitinho. Dizem que lá no Araguaia tudo acaba em forró", conta. Apesar de atuar em uma trama ambientada em outra região, Bruna não teve a chance de viajar com parte do elenco para Goiás, onde foram gravadas as primeiras cenas da novela. O que para a atriz foi uma pena.
O trabalho atual só confirma o desejo da atriz em permanecer na profissão. Mas os estudos também são uma prioridade na vida de Bruna. Prestes a concluir o primeiro ano do Ensino Médio, ela pensa em cursar uma faculdade e ampliar as oportunidades: "Surgiu a ideia de fazer Jornalismo".  

Sem comentários: