sexta-feira, 3 de agosto de 2012

“Ainda brinco de boneca”

Reportagem:29/12/2008
Como Flor de Lys, sua personagem em “Negócio da China”, Bruna Marquezine está virando mulher, mas a atriz diz que não tem pressa de crescer
Como num piscar de olhos, Bruna Marquezine pulou da infância para a adolescência. Basta fazer a comparação entre Salete, a menininha chorona que aparece à tarde na reprise de Mulheres Apaixonadas, de 2003, no Vale a Pena Ver de Novo, e Flor de Lys, a jovem lutadora de kung fu da novela das 6, Negócio da China. A própria atriz, hoje com 13 anos, diz se surpreender com as imagens de sua estréia na TV, aos 8. “O rostinho e o jeitinho continuam os mesmos, mas o corpo muda bastante. Antes, eu chegava na Globo e batia na altura da perna das pessoas, mas agora já passei muita gente.” Ela mede 1,69 metro e pesa 56 quilos.

A menina está virando mulher, mas Bruna não esconde seu jeitinho de moleca. Ao chegar para a entrevista, no condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, depois de mais de duas horas de aula de kung fu, ela está saltitante e faz festa em sua cachorrinha, Lola, da raça pug. E conta que ainda brinca de boneca, sim, sozinha, ou com a irmã, Luana, de 6 anos, em seu quarto, todo cor-de-rosa e repleto de brinquedos.

Nascida em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde morou até três anos atrás, Bruna sabe que o novo endereço da família é fruto também de seu trabalho, iniciado aos 5 anos, fazendo comerciais. O pai, Telmo, é marceneiro, e a mãe, Neide, trabalhava em uma fábrica de roupas, mas largou o emprego para acompanhar a filha nas gravações, como faz até hoje.


VOCAÇÃO

Foram os pais que a incentivaram desde o início, atendendo a um pedido seu para entrar em uma agência de publicidade e para fazer um curso de interpretação com a diretora Cininha de Paula – em 2002, ela chamou a menina para participar do programa Gente Inocente, na Globo, seu primeiro trabalho em televisão. “A partir dali, tudo ficou mais próximo”, diz Bruna. “Começamos a mandar trabalhos meus, em comerciais, para as emissoras. Num deles, eu fazia uma menina que estava triste, com saudade do pai. E foi engraçado porque, no vídeo, aparecia na legenda que ele tinha morrido havia seis meses, então, alguém falou para tirarem a informação porque senão eu iria ficar sabendo que meu pai tinha morrido. Tiveram que explicar a essa pessoa que eu era atriz e estava só representando. Foi nessa época que me chamaram para fazer a Salete, de Mulheres Apaixonadas.”

O autor Manoel Carlos diz que Bruna foi uma das mais gratas revelações surgidas em suas novelas. “Ela tinha apenas 8 anos e trabalhou como uma adulta, não apenas na demonstração de seu talento, mas também no comportamento responsável, rivalizando com os grandes nomes com quem contracenava, como Tony Ramos. A Salete, personagem dela na história, conquistou e comoveu o Brasil. Hoje, com 13 anos, fazendo Flor de Lys, personagem encantador criado pelo Miguel Falabella, em Negócio da China, ela confirma mais uma vez seu grande talento. Vida longa e sucesso sempre para ela é o que eu desejo de coração”, afirma.


Da esq. Para dir.: na cena da morte de Fernanda (Vanessa Gerbelli), mãe de Salete, em Mulheres Apaixonadas. Em Cobras e Lagartos, como Lurdinha, contracena com Chistiana Kalache e Eliane Giardini . Como Flor de Lys, em Negócio da China, com Leona Cavalli, que faz sua mãe



PAQUERAS E NAMOROS

Bruna também fez América (2005) e Desejo Proibido (2007). Mas é com Flor de Lys que ela mais se identifica. “Como ela, também estou na fase em que já não sou mais criança, mas ainda não sou adulta”, diz Bruna. Segundo ela, paqueras rolam de vez em quando, mas o primeiro amor ainda não aconteceu. “Já tive umas quedinhas, namoriquinho, nada sério. Não achei a pessoa certa, mas tem muito tempo, né?” E o que diria sua mãe se ela tivesse que fazer uma cena romântica, de beijo, com Liu, o mestre de kung fu vivido por Jui Huang? “Não vejo nada demais. Mas o que a Flor sente é admiração por ele. Até porque eles só se encontram mesmo no fim da novela.”


ESCOLA E AMIGOS

Bruna não gosta de baladas, mas adora passear e ir ao cinema com as amigas. Entre elas, Sasha Meneghel Szafir, de quem se aproximou quando participou do filme Xuxa Abracadabra, em 2003. A filha da apresentadora Xuxa é só elogios para a amiga. “Sobre a Bruna, não dá para falar uma coisinha só, são muitas: ela é carinhosa, engraçada, confiável, amiga, gentil, legal, e muito mais”, diz Sasha. Ela é vaidosa também. Apaixonada por doces, queima as calorias fazendo ginástica olímpica, balé e, agora, por causa da novela, kung fu. A rotina é puxada durante o ano letivo – ela acaba de concluir a 7a série do ensino fundamental. Acorda às 6h para ir para a escola e, à tarde, divide-se entre as gravações e as outras atividades. Atualmente de férias do colégio, poderá fazer o que mais gosta: dormir até mais tarde. “Eu amo dormir, mas deito tarde. Só quando chego muito cansada das gravações é que vou direto para a cama. Senão, fico enrolando, vejo TV, faço um lanchinho, brinco com a Luana e a Lola, e, quando entro na internet, converso com as amigas. Tem aquele MSN, né?”, diz.

As datas festivas continuam sendo comemoradas na cidade onde nasceu e onde ainda moram seus familiares: Caxias, na Baixada Fluminense. “Meu pai é o caçula de nove irmãos, então, Natal, Páscoa, passo com a família inteira lá. É uma galera muito grande, todo mundo tem filhos, nos reunimos ou na casa da família do meu pai ou na da minha mãe”, conta Bruna. Apesar da pouca idade, ela fala com segurança sobre os projetos financeiros da família. “Nós estamos guardando para comprar um apartamento. Meus pais também colocam uma parte minha no banco, porque, se eu quiser, futuramente, comprar alguma coisa, como um carro, por exemplo, vou ter esse dinheiro. Mas o sonho de agora é continuar esta carreira, fazer novelas, filmes, peças de teatro, muitos personagens diferentes.”



Fonte:revistaquem.globo

Sem comentários: